quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Quem me leva a sério, só pode estar de palhaçada.



Não se leve a sério. Ria de você. Se zombe, aceite ser completamente ridículo. Muito gordo, muito magro, muito alto, muito baixo, pobre, rico, feio ou bonito. Se faça de piada, seja a piada. Só quem consegue rir de si mesmo, consegue se amar completamente. Por mais contraditório que seja, quem aceita todos os seus defeitos, sabe se amar por inteiro. Os defeitos são necessários em cada ser humano. Seja os seus.
Lembro que quando criança, eu tinha medo de palhaço. O circo era um momento de terror. Eu ficava encantado com motos andando em circulo, com o elefante, com o leão, com o cara voador. Mas o palhaço, eu chorava. Fui descobrir que eu estava me encantando com a maneira do palhaço de se achar ridículo e rir de tudo e todo mundo. Estranho ter medo de alguém que fosse tão singelo e ingênuo. O palhaço é a humanização da tristeza. Não precisa ser aquele cara de sapato grande e nariz vermelho, com a cara pintada, se jogando no chão. Qualquer palhaço, aquele da sua empresa, que te faz rir. O tio engraçadinho da família. Não importa. O cara que aceita ser idiota, pra fazer alguém rir, merece ser valorizado. Porque é o dom mais precioso do mundo, fazer alguém se alegrar.
Então, que você tenha milhões de problemas. Nunca peça para não tê-los. Peça para saber como resolve-los. Precisamos deles, de saber que a vida não é só festa. E que você saiba que chorar e lamentar NUNCA resolveu nenhum tipo de problema. Erga essa cabeça, ria e zombe dele. E depois o enfrente. Rir é o remédio mais barato. Rir é bom, rir é demais. Rir é lavar tudo de ruim que temos por dentro.

Então, fica o convite, seja o palhaço do seu circo. Estenda a lona, pinte o rosto e coloque o nariz vermelho. Não o da vergonha. Coloque o nariz vermelho da felicidade de ver felicidade no rosto das pessoas. Quer coisa mais legal que isso? Saber ser feliz quando o outro é feliz. Seja feliz, no circo que é a vida.


Autor:Luiz Felipe Paz
Extremismo não.

2 comentários:

  1. Se todos vissem a vida por essa lente, teríamos pessoas mais simples e felizes...
    Lindo texto...

    ResponderExcluir
  2. Tooooop Felps! Você tem o dom e você sabe (:

    ResponderExcluir